Thursday, January 31, 2013

O Cinema


Guilherme Rodrigues

A sala de cinema é um dos lugares mais interessantes que existem. Está longe de ser algo normal. Não é apenas assistir a um filme, isso faço em casa. Vai além. Frequentar a sala de cinema envolve mais emoções e sensações.

Quando entro ali perco a noção de tempo. Tenho a impressão de ter passado horas e horas. É noite? É dia? Nem sei mais. Também me sinto isolado do mundo. Apenas existe a sala de cinema e ela passa a ser todo o mundo.


Pode chover, nevar, acontecer catástrofes, guerras, o mundo acabar e a sala de cinema estará imune a tudo isso. Ela é indestrutível.

O filme me faz manter no presente, me emocionar, entristecer, ser corajoso, ter medo, torcer, me afligir junto com as personagens. É quase como se eu vivesse aquelas viagens, aquelas grandes aventuras, aquelas batalhas, andasse pelas florestas, mudasse para um mundo fantástico, me apaixonasse.

O filme, no cinema, tem a incrível capacidade de me mudar. Assim quando lemos uma poesia, um livro, que fazem despertar alguém aqui dentro de nós. Um outro Eu que apenas estava adormecido. No fim, tenho a certeza de que não sou mais o mesmo de há pouco tempo. Saio revigorado, mais animado. É o que torna tão fascinante o cinema: experimentarmos os sentimentos das personagens e através deles nos mudar.

Quando deixo a sala de cinema percebo que passei algumas poucas horas e que o mundo está ali, um pouco diferente, um pouco mudado. Sim. De fato, ele mudou, mas a maior mudança ocorreu em mim.

No comments: