Gostaria de conhecer os críticos destes livros porque eles devem conhecer muito bem os clássicos da literatura: Shakespeare, Goethe, Camões, Cervantes, Alighieri, Allan Poe, Victor Hugo, Dostoievski… e conhecer bem nossa literatura. Devem ter lido toda a obra de Machado de Assis, Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, José de Alencar, Augusto dos Anjos… Não são leitores de Crepúsculo, Paulo Coelho e Cinquenta Tons de Cinza. E não só, eles devem escrever, desenhar e pintar muito bem, fazendo seus próprios desenhos e histórias.
A crítica aos livros de colorir é que são livros destinados, principalmente, a adultos, se não fosse para adultos, ninguém falaria nada. Adultos não podem se divertir, pintar, mexer com cores, desenhar, não podem rir nem brincar. Devem ser sérios. Por aqui, tem-se a ideia de que tudo que faz sucesso e é moda é ruim. Mas todo mundo está com a última moda do verão, do inverno no corpo.
Os críticos dos livros de colorir são cheios de conteúdos, suas conversas contém reflexões sobre a vida, a existência, recheadas de filosofia, física e política. Nada de conversar sobre novelas ou esses seriados que todo mundo assiste. Sempre com alto padrão.
Como podemos perceber, os críticos dos livros de colorir têm muita preocupação com o que realmente importa. Eles criticam os livros de colorir porque querem o melhor para todos. Preocupados com a atual crise brasileira, defendem uma profunda reforma política e social. Fazem protestos por uma sociedade mais digna, justa e igualitária para todos.
A moda passa e o que nos importa fica, provoca mudanças e o que não nos serve não nos deixa saudade. Continuamos em frente. O que serve para um, não serve para o outro. O que um gosta, o outro desgosta. E desde sempre aprendemos a respeitar o pensamento, o gosto e a individualidade do outro, por bem ou por mal.
Não há nada de errado com os livros de colorir, obviamente. Que bom que surgiram livros de colorir para adultos e podemos nos divertir da melhor forma. Um outro passatempo como fazer crochê, tricô, ponto cruz e tantos outras atividades que nos estimulam mentalmente. Errado é não respeitar, achar que o fazemos é o melhor para todos.

No comments:
Post a Comment