Friday, October 28, 2011

Símbolo da Vida

Guilherme Rodrigues

Não é à toa que vários povos tinham a árvore como símbolo da vida. Ela é um dos seres mais belos do mundo. Sua grandiosidade, força e beleza são o que a vida deve manifestar. É uma manifestação da Terra para os Céus. É a integração dos quatro elementos: Terra, Ar, Água e, também, o Fogo. No começo, é apenas uma sementinha que esconde uma magia, a magnificência que virá a ser, esperando o momento para revelar toda sua graça e beleza. 

Difícil entender como uma pequena semente pode virar uma grande árvore, linda, esplendorosa, fértil. Os bebês, nós, também são assim, numa fragilidade guardar a força, energia, magia.

A árvore nos diz o que devemos ser, somos ou seremos. Seus galhos, os braços abertos, são os diversos caminhos da vida. Todos eles rumam para os céus. Os frutos são as conquistas, os aprendizados. E em cada galho há uma pequena porção deles.
As raízes são os pés firmes em solo fértil, absorvendo tudo que há de bom. A juventude precisa crescer sobre bom alicerce, solo firme e fértil para a vida adulta plena. Podem vir ventos fortes, chuvas, mas ela sempre estará firme quando bem preparado o terreno. Pode tremer algumas vezes, mas dificilmente tombará.
A todo tempo atrai uma grande quantia de outros animais, passarinhos de diversas espécies que vêm comer seus frutos e também levá-los para germinar em outros lugares. São os conhecimentos distribuídos. E insetos que garantem a boa saúde da árvore. Fornece confortável abrigo para bons amigos.
A árvore traz a harmonia e beleza ao meio ambiente, purifica o ar, emana sua energia, proporciona um clima fresco e uma sombra muito agradável a quem vier se aconchegar.
Essa integração com todos, o Todo, a contínua regeneração são o que permitem à árvore viver centenas de anos. Levamos dentro de nós uma grande árvore. O desejo de nos alimentar da melhor forma para a vida.

No comments: