Guilherme Rodrigues
O Natal está chegando, hora dos presentes! Em uma festa animada, uma mesa quase sempre farta em muitos lares, presenteamos uns aos outros, desejamos “feliz Natal” e outros tantos votos de benesses, comemos, bebemos, rimos. Mas, não está faltando algo?
O Natal é muito mais do que comer, beber e trocar presentes. É uma confraternização com as pessoas que amamos, nossa família, nossos amigos. Trocamos abraços apertados, beijos, afetos, palavras carinhosas; desejamos saúde, felicidade, prosperidade, amor e que todos os nossos sonhos sejam sempre alcançados. E onde está tudo isso?
Nossa família está desorientada, com isso, a sociedade também se desorienta; desta forma, criamos o caos, os problemas, a desarmonia, a ausência do amor. E mesmo tão perto, distanciamo-nos um do outro, mal conversamos, não trocamos ideias e não construímos nada juntos. Desta forma, as coisas simplesmente passam por nós, não vemos, não dizemos nada, tudo perde o sentido.
O Natal apenas virou uma data consumista para alavancar as vendas de final de ano. Virou apenas trocar presentes e passamos isso a nossas crianças. Não a usamos para reforçar os laços fraternos, a amizade, o amor. Permanecemos na mesma superficialidade dos relacionamentos, das palavras do resto do ano. Se nem nós sabemos como surgiu o Natal, como poderemos ensinar as gerações vindouras?
Está data tão importante na cultura de todos os povos do mundo surgiu com os pagãos que saudavam o Deus Sol e o solstício de inverno; simbolizava também o nascimento e renascimento. Era um agradecimento à Mãe Terra, à fertilidade da Natureza por tudo o que elas deram a esses povos pagãos. Isso muito antes de Jesus vir a Terra.
O Cristianismo, com o objetivo de angariar mais fiéis, adotou esta data pagã e adaptou ao seu modo. Já o Papai-Noel é uma figura mitológica inspirada em São Nicolau, arcebispo de Mira, na Turquia, que ajudava, anonimamente, pessoas com dificuldades financeiras. O Papai-Noel como conhecemos hoje, barbudo, gordo, traje vermelho, botas e cinto, é uma outra história...
O Natal é mais um motivo para nos mantermos unidos, agradecermos pelo ano, por este e por todos os outros momentos que passamos juntos. Mas, infelizmente, por inércia, por repetição, por uma cultura e tradição que não sabemos e não procuramos conhecer, comemoramos o Natal como nos ensinaram. E por não conversarmos, não trocarmos afetos, carinhos, abraços durante o ano todo, não conversamos e não fazemos nada nesta data tão linda. Trocamos presentes.
1 comment:
Infelizmente o natal se transformou em uma data puramente comercial, e, nas festas, o que mais se vê é o fingimento das pessoas.
Concordo com vc quando diz que deveríamos ser mais amorosos,atenciosos e carinhosos com aqueles que nos são queridos,não somente no natal,mas durante o ano todo.
Post a Comment