Tuesday, August 17, 2010

Língua Portuguesa: A Escrita

Guilherme Augusto Rodrigues

Muitos dirão que não sabem escrever, então são analfabetos? Não. O que não sabem é escrever bem.

É fundamental saber escrever bem, seja para escrever uma carta ou e-mail para familiares e amigos, ou numa redação de vestibular ou trabalho. A vida pede que saibamos dominar a língua vernácula.

O domínio da escrita vem com a prática (muita prática), muita leitura e muita observação. Ninguém escreve bem se não gostar de ler. Não há bons escritores que não gostam de ler. Leitura e escrita caminham juntas. Escrever nos faz ter mais conhecimento de nós, a organizar melhor nossas ideias e a desenvolvê-las com precisão.


A primeira coisa que deve saber é que escrever também tem regras. Um texto sem regras se torna chato, por melhor que seja a ideia, de aspecto horrível e de difícil compreensão. Quando estiver lendo, observe as palavras, a grafia, a acentuação, a pontuação e o estilo do autor, a maneira como ele apresenta suas ideias. Leia sobre tudo, quanto mais conhecimento tiver, mais ricos serão seus textos. Amplie seu vocabulário.

Faça da escrita (e da leitura) um hábito. Deve ser, antes de tudo, uma brincadeira muito prazerosa. Anote suas ideias, depois desenvolva-as. Escreva sobre seu dia, o que pensa e o que quer. Use a criatividade! Somos criativos por natureza e nossa função é criar.

Muitos escritores não respeitam as regras gramaticais. Isso também é possível e aceitável em textos literários como contos, romances e poesias. Desrespeitar com consciência não agride o texto, nem o leitor. Eles se utilizam dessa licença como recurso estilístico, ou por questão de beleza, ou para dar vários sentidos. Tente imitá-los!

Um bom exemplo é José Saramago, um dos maiores escritores portugueses e da atualidade. Esse parece ter faltado a todas as aulas de pontuação. Quando inicia uma fala de uma personagem, ao invés de parágrafo, travessão e letra maiúscula, coloca vírgula e letra maiúscula. Utiliza pouquíssimos parágrafos e pontos finais.

Lembre-se: os grandes escritores só se tornaram grandes porque ousaram mais do que os outros. Mãos à obra!

No comments: